Protetor Bucal
POR QUE USAR PROTETOR BUCAL?
O protetor bucal é fundamental em esportes de impacto
As vantagens desses dispositivos, para além da proteção evidente dos tecidos duros e moles da cavidade oral, consistem numa diminuição de lesões traumáticas da cabeça e pescoço, num aumento da confiança durante o desempenho atlético e, ao prevenir as conseqüências que advêm do trauma, redução das despesas econômicas que poderiam ser necessárias com o tratamento. (RIBEIRO, 2002; FERREIRA, 1998).
Qualquer praticante de artes marciais como boxe, MMA, judô, Muay Tai, entre outras já provou o amargo gosto de um golpe direto na face.
Qualquer golpe, quando desferido em uma pessoa sem proteção tem a capacidade de causar imensos problemas, desde fraturas, hematomas, hemorragias, etc…
E, mesmo quando protegidos por protetor bucal pré-fabricado o estrago não é menor, pois esse tipo de dispositivo não é personalizado e deixa “folga” para a força propagar em um único ponto.
Quando falamos em protetor bucal, qualquer dentista diria que só existe uma opção indicada: O protetor bucal personalizado!
Vamos entender como isso tudo funciona..
PROTETOR BUCAL PRÉ-FABRICADO
São protetores bucais facilmente encontrados em qualquer loja de esporte ou suplementos. Por serem pré-fabricados, eles não individualizam cada dente e permite que uma pancada atinja um único ponto. Basta lembrarmos-nos da física básica por trás desse mecanismo: O que é mais fácil? Derrubar uma única pessoa ou derrubar 14 pessoas?
Quando usamos protetores bucais pré-fabricados, a folga que esse deixa, mesmo sendo aquecido inúmeras vezes, fornece condição suficiente para que um golpe de maior intensidade frature dentes, ossos e corte lábios e gengiva.
PROTETOR BUCAL PERSONALIZADO
Os protetores bucais feitos sobre medida ou encomenda, são confeccionados pelo cirurgião-dentista, após a obtenção do modelo geralmente da maxila do paciente, em um aparelho a vácuo através de placas de vários materiais, sendo que os mais usados são os materiais plásticos de vinil termoplásticos que estão disponíveis em espessuras de3 a 6 mm. Muitos estudos mostram que este tipo de equipamento é mais confortável que os de outros tipos, pois se adaptam melhor, tem melhor retenção e distribuem melhor as forças de impacto, dando maior segurança ao usuário. (CANTO et al., 1999; BEMELMANNS, 2001; PFEIFFER, 2001)
O protetor bucal individual é feito por dentista com um molde preciso dos dentes do cliente. Isso faz com que o impacto gerado em um golpe possa ser distribuído por todos os dentes, neutralizando quase por completo o golpe. Em resumo, todos os dentes sofrem o impacto ao mesmo tempo e dividem a árdua tarefa de segurar essa força. Além desse fator primordial, o protetor bucal individual ainda é muito mais confortável, permite uma melhor respiração e não sai facilmente com qualquer golpe.
Geralmente os protetores bucais individuais são feitos por laboratórios de prótese juntamente com o dentista que é o responsável em fazer a seleção da espessura do protetor (dependendo do esporte praticado) e todo o ajuste após a confecção do dispositivo.
Os atletas precisam de um tratamento diferenciado, não só para cuidar de eventuais doenças, como para prevenir traumas nos dentes. A odontologia desportiva oferece protetores bucais e placas de mordida que variam conforme o tipo de esporte. Eles podem ser encontrados tanto em lojas de material esportivo como ser confeccionados por dentistas em laboratórios, de acordo com a necessidade de proteção do atleta. Normalmente, esportes radicais, lutas marciais e competições de quadra são os que mais expõem os dentes a fraturas.
Dados curiosos divulgados pela National Youth Sports Foundation, revelaram que cerca de 5 milhões de dentes são perdidos por ano em atividades esportivas. Outra fonte de pesquisa, a ADA-American Dental Association-constatou que pelo menos 200 mil traumas são evitados devido aos protetores bucais. Não é em vão que dentistas e fabricantes do produto estão investindo pesado nesta forma de prevenção.
http://odontologika.uol.com.br/atletasdentes.htm
http://www.efdeportes.com/efd187/protetores-bucais-revisao-de-literatura.htm