Gengivite – O que é?

A gengivite é um estágio inicial da doença gengival e consiste na inflamação dos tecidos da gengiva ao redor dos dentes. Se não for tratada, pode progredir para a periodontite, que é uma das grandes causas de perda de dentes em adultos. A gengivite muitas vezes é indolor e, com isso, a pessoa não se dá conta do problema. Para preveni-la, vá regularmente ao dentista, escove os dentes duas vezes ao dia e bocheche com antisséptico bucal para controlar a formação de placa.

Causas da Gengivite

Uma das principais causas da gengivite é a placa, que é uma massa de bactérias que se acumula ao redor dos dentes quando eles não são escovados regularmente, levando à criação de toxinas que atacam os dentes e a gengiva.

Sinais da Gengivite

Os primeiros sinais são vermelhidão ou sangramento na gengiva. Se for esse seu caso, vá ao dentista.

Recomendações para a Prevenção da Gengivite

A primeira coisa a ser feita para evitar a gengivite é remover a placa bacteriana dos dentes e, para isso, siga a seguinte rotina de saúde bucal:

1º – Escove os dentes todas as vezes após as refeições.

2º – Use pasta de dente com flúor, que é um agente extremamente eficaz no combate ao ataque ácido da placa que se acumula nos dentes ao longo do dia.

usar-fio-dental-higiene-bucal-fio-dental

3º – Bocheche com antisséptico bucal para atingir aqueles locais mais difíceis onde as bactérias da placa podem esconder-se.

4º – Termine a rotina passando fio dental entre os dentes.

5º – Faça consultas periódicas ao dentista para uma avaliação geral e para esclarecer eventuais dúvidas ou preocupações.

Fio Dental como Aliado na prevenção da Gengivite

Incorporando o uso do fio dental à sua higiene bucal diária você terá muito mais chance de conservar seus dentes e de não precisar usar dentadura no futuro.

Mesmo não sendo a causa principal da morte pulpar, a gengiva cronicamente mal cuidada aumenta o risco de perda dos dentes e de necessidade de tratamento de canal. Além disso, apesar de duas escovações diárias serem essenciais para a boa higiene oral, a escovação por si só não protege completamente da doença periodontal e da perda dos dentes que ela acarreta.

Muita gente que sofre de sensibilidade ou sangramento gengival acaba evitando o fio dental por medo de piorar o problema. No entanto, o que ocorre de fato é que a limpeza com fio dental melhora a saúde da gengiva e previne o sangramento.

Em 2006 foi realizada uma pesquisa sobre sangramento gengival com 51 pares de gêmeos, na qual se compararam os efeitos apenas da escovação aos efeitos da escovação aliada ao uso do fio dental. Em cada par de gêmeos, um deles apenas escovou os dentes duas vezes ao dia, enquanto o outro escovou e usou fio dental duas vezes por dia. Duas semanas depois, os gêmeos que usaram fio dental apresentavam 38 por cento menos sangramento na área gengival.

Mesmo para quem não foi muito consistente no uso do fio dental durante a infância e adolescência, nunca é tarde para começar a manter uma boa higiene oral e melhorar a saúde da gengiva usando o produto certo.

Há produtos específicos, macios e suaves, próprios para gengivas sensíveis, e ao mesmo tempo resistente o suficiente para remover a placa bacteriana que se acumula ao redor dos dentes.

Fonte: Oral-B