Quem nunca ouviu falar, ou teve alguma indicação para cirurgias bucais? Postamos aqui algumas recomendações e explicações para vocês, sobre estes procedimentos. Caso tenham alguma duvida entre em CONTATO conosco.

As cirurgias bucais são procedimentos  indicados em função de:

-Presença de DENTES INCLUSOS popularmente chamados de dentes do SISO  – são os últimos dentes da arcada dentária que comumente erupcionam por volta dos 18 anos e que em muitos casos, nesta idade encontram-se  em posições irregulares  com relação aos demais dentes. Existem indicações para a remoção dos mesmos e devem ser avaliados pelo especialista após exame clínico e sempre com auxilio de radiografias.

-Presença de DENTES EXTRA NUMERÁRIOS são dentes que se formam durante o desenvolvimento ósseo dos maxilares e não tem lugar  na arcada dentária  por esse motivo,  deverão ser removidos para evitar comprometimento de outros dentes ou de estruturas anatômicas vindo a causar  problemas maiores.

-Presença de CISTOS OU TUMORES  que se formam  nos maxilares assim como em outras partes do organismo e que tem sua remoção cirúrgica indicada  por poderem trazer conseqüências prejudiciais.

-Presença de RAIZES DENTAIS OU FOCOS DE INFECÇÃO DE ORIGEM DENTAL- são restos dentários de dentes cariados ou fraturas de raízes de dentes

-Presença de LESÕES NOS TECIDOS GENGIVAIS ou hiperplasias gengivais causadas por fatores diversos como dentes quebrados, próteses mal adaptadas, uso de cigarro etc. Tais lesões devem sempre serem removidas e encaminhadas para “biópsia” por predispor a formações de lesões malignas (câncer) .

Todas alterações na cavidade bucal com relação à cor, formato, dor, presença de pus ou secreções, lesões que persistem por mais de uma semana,  deverão se corretamente avaliadas, diagnosticadas e tratadas pelo cirurgiã-dentista.

Infecções na boca causada por dentes cariados ou focos de infecção podem causar infecção em qualquer parte do organismo como a Endocardite Bacteriana, Infecções renais, pulmonares etc.

As cirurgias bucais em sua maioria, podem ser tratadas em consultório sob anestesia local, há também possibilidade de tratamento sob sedação ou tratadas à nível hospitalar sob anestesia geral.

No Instituto Dr. Newton Roberto Ribeiro temos três especialistas nesta área que estarão sempre a sua disposição para quaisquer esclarecimentos.