Causas e tratamento das aftas
É fácil confundir as lesões por herpes labial com as aftas.
Diferentemente das lesões por herpes labial, uma afta não é contagiosa, e aparece nos tecidos internos da boca, em lugar da superfície externa do lábio (que é onde aparecem as lesões por herpes labial). As aftas, também denominadas úlceras por aftas, aparecem como pequenas lesões redondas ou ovais com um centro branco ou amarelado, rodeado de vermelho. Costumam ser uma depressão, como uma cratera, em lugar de elevadas como um grão.
As aftas costumam aparecer com mais frequência na cara interna das bochechas e nos lábios, ou na base das gengivas. As aftas não costumam associar-se com gengivas sangrantes, por isso se você experimentar gengivas sangrantes deveria consultar com o seu dentista para avaliar a possibilidade de doença das gengivas.
A maioria das aftas são leves, com um tamanho inferior a um centímetro de comprimento, e costumam curar por si só depois de poucas semanas.
Mas as úlceras por aftas maiores, definidas por um tamanho superior a 10 mm, podem demorar mais de um mês em curar e deixam cicatrizes, quando finalmente curam. portanto, é importante consultar com o seu médico ou dentista, se você tiver uma úlcera por afta que permanece mais de umas poucas semanas. Estas úlceras grandes são mais comuns em adultos jovens depois da puberdade, e são mais prováveis as recorrências que nas lesões pequenas. Os adultos idosos têm maior tendência às lesões herpetiformes, nas quais dezenas de lesões pequenas se agrupam para formar uma úlcera grande.
Ainda se desconhece a causa exata das aftas, mas os fatores possíveis incluem uma reação alérgica às bactérias da boca, uma lesão menor no interior da boca devida a um trabalho dental ou aparelhos dentais mal ajustados, alergia a alimentos ou problemas de saúde, tais como doença celíaca e doenças inflamatórias intestinais.
Fonte- Oral-B