Saúde bucal da gestante
Mitos e verdades sobre saúde bucal da gestante
Toda grávida ouve conselhos de todos tipos durante o período de gestação — uns fazem sentido, outros nem tanto
Você já ouviu que, a cada gravidez, a mulher perde um dente? É mito, claro. Gabriel Politano, especialista em odontopediatria e autor do livro “Tratamento Odontológico para Gestantes”, esclarece que isso se dissemina quando se pensa que a gravidez torna os dentes mais propensos a cáries, devido à perda de cálcio para a formação dos dentes da criança — mas tudo isso está errado.
Segundo Politano, a frequência na alimentação pode mudar, a dieta pode incluir alimentos mais perigosos para a cárie, como os doces — mas a doença só vai aparecer com escovação e higiene bucal ruim. Além disso, o cálcio dos dentes da mulher não vai, de modo algum, ser “roubado” pelo bebê.
O que pode acontecer, devido à maior produção de hormônios durante a gravidez, é a gengiva tender a ficar mais inflamada. Ao notar qualquer problema, a sugestão é procurar um profissional.
Tratamento odontológico na gravidez não é proibido, o que se deve ter é bom senso profissional em distinguir tratamentos emergenciais ( cáries, tratamento de canal de urgência, extrações devido à formação de foco infeccioso, abcessos, inflamações gengivais, etc) que devem ser tratados pois podem ter uma evolução grave durante a gravidez de tratamentos estéticos (implantes, coroas, facetas, clareamento, etc.) .
O QUE ACONSELHAMOS, É QUE NO INÍCIO DA GRAVIDEZ NOS PROCUREM PARA QUE POSSAMOS ORIENTAR SOBRE CUIDADOS A SEREM OBSERVADOS NO SENTIDO DE UMA EXCELENTE GESTAÇÃO E CUIDADOS COM O BEBÊ.