Tratamento de canal evita perda dentária

Já foi muito mais comum que os dentes danificados fossem extraídos. Porém, nas últimas décadas, o tratamento de canal, também chamado de tratamento endodôntico, está sendo aprimorado e se tornou comum nos consultórios. Assim o paciente resolve problemas de saúde bucal sem a necessidade da perda do dente.

A estrutura dentária é formada por quatro camadas: esmalte, dentina, cemento e polpa. Esta última é um tecido mole situado no interior do dente, onde se encontram o nervo e os vasos sanguíneos. No tratamento de canal, a polpa precisa ser removida, e os canais radiculares, limpos. Esses canais são espaços ocos no interior dos dentes, cuja função é alojar o tecido pulpar, que serve primordialmente para defesa do elemento dentário. O segredo do tratamento endodôntico é a limpeza e descontaminação dos canais, bem como o selamento deste sistema com materiais específicos, prevenindo uma possível recontaminação .

Normalmente, o tratamento é realizado em uma sessão, mas podem ser necessárias mais em casos específicos. Nesses casos, é indicado que uma medicação intracanal seja utilizada por um período de tempo, antes da finalização do tratamento.

Endodontia  são josé dos campos
Endodontia- Etapas

As causa mais comuns de infecção ou agressão à polpa são cárie profunda, erosão dentária, traumatismos e indicação protética. Se não tratadas, pode ocorrer a inflamação do tecido ósseo que envolve o dente, o que caracteriza um abcesso.

Cuidados após o tratamento

A sensação dolorosa pós tratamento era mais comum. Atualmente, com a grande disponibilidade de medicamentos e o avanço tecnológico do procedimento em si, a maioria dos pós-operatórios tornou-se menos dolorida. Contudo, alguns cuidados devem ser tomados. É importante que o paciente não mastigue alimentos muito consistentes sobre o dente que passou pelo tratamento. Isso é para evitar fraturas, já que normalmente é feita uma restauração provisória para fechar o acesso ao sistema de canais até que a restauração definitiva seja realizada. Também é indicado que o paciente faça revisões e controle radiográfico para acompanhar o caso.

Fonte: MSN /Saúde Bucal

Nossas Especialistas em endodontia são a Dra.Rosana e Dra. Sandra