Melhorando seu sorriso

Que fatores influem na cor dos meus dentes?

Algumas pessoas nascem com dentes mais amarelados que outras. Outras têm dentes que se tornam amarelados com o tempo. A cor natural de seus dentes também pode ser afetada por diversos fatores.

Manchas na superfície (chamadas pelos dentistas de manchas extrínsecas) e descoloração podem ser causadas por:

  • Tabaco (tanto fumado como mastigado);
  • Ingestão de café, chá, ou vinho tinto;
  • Ingestão de alimentos altamente pigmentados como cerejas e amoras;
  • Acúmulo de depósitos de tártaro, resultantes da placa que endureceu.

Manchas internas (chamadas pelos dentistas de manchas intrínsecas):

  • Tratamento com o antibiótico tetraciclina durante o período de formação dos dentes;
  • Aparência amarelada ou acinzentada dos dentes, como parte do processo de envelhecimento;
  • Trauma nos dentes que podem resultar na morte do nervo do dente, conferindo-lhe a cor marrom, cinza ou preta;
  • Ingestão demasiada de flúor durante a formação dos dentes (desde o nascimento até os 16 anos), o que dá ao dente uma aparência manchada.

Quais as formas de se clarear os dentes?

Limpezas realizadas por um dentista poderão remover a maior parte das manchas mais superficiais causadas por alimentos ou tabaco. Manchas ou descolorações resistentes à limpeza profissional necessitam de um tratamento clareador, realizado por um dentista, a fim de remover estas manchas externas mais resistentes.

Manchas internas podem ser clareadas por técnicas de clareamento dental, ou mesmo serem cobertas por facetas laminadas ou coroas cerâmicas. Sendo cada um destes métodos seguros e eficazes, seu dentista irá recomendar qual o tratamento apropriado para você, dependendo do estado de seus dentes e dos resultados que deseja alcançar. Seu dentista levará em consideração:

  • O grau e tipo de mancha;
  • Quanto da estrutura dentária permanece (o dente está muito restaurado? Mudanças no formato dos dentes são necessárias ou desejadas?).

Como funciona o clareamento dos dentes?

O clareamento pode ser feito tanto em consultório dentário ou em casa, utilizando um sistema fornecido pelo seu dentista. Ambos os métodos utilizam um gel branqueador que oxida a mancha. Durante o processo de clareamento, é possível que os dentes se tornem ligeiramente sensíveis.

  • Clareamento doméstico: Para a realização do clareamento doméstico, o dentista faz um molde de seus dentes e prepara um suporte sob medida (moldeira), que o paciente preenche com o gel branqueador e utiliza normalmente à noite, por cerca de uma a duas semanas. Muitos kits de clareamento prescritos por dentistas atualmente contém uma solução de 10 a 15% de peróxido de carbamida. Quando feito sob a supervisão de seu dentista, o clareamento em casa é bastante eficaz.
  • Clareamento no consultório: este procedimento demora de 30 minutos a uma hora por visita, e é realizado em consultório pelo profissional. É primeiramente aplicada uma barreira fotopolimerizável para proteção da gengiva,  e um agente oxidante (a solução branqueadora) é então aplicada em seus dentes.
  • Técnica associada: Técnica que em geral apresenta os melhores resultados, onde são utilizadas as duas técnicas descritas anteriormente.

Como funciona a aplicação de facetas?

Facetas são feitas com resina composta ou porcelana, de forma a cobrir a superfície dos dentes manchados e dar uma aparência homogênea aos dentes quebrados e de formato irregular.

Existem duas técnicas básicas de revestimento:

  • Facetas de resina composta: Primeiramente, a parte frontal (chamada de face vestibular) do dente é ligeiramente desgastada para evitar que o “novo” dente fique muito saliente. É realizado o tratamento adesivo do dente, a resina composta é aplicada e esculpida, com a mesma cor dos dentes vizinhos, e polimerizada com um aparelho fotopolimerizador..
  • Faceta laminada
    Uma faceta laminada, ao contrário da anterior, é confeccionada em porcelana (cerâmica). Possui resultados estéticos e resistência melhor que uma faceta direta em resina composta, pela maior precisão e qualidade dos materiais. Diferentemente da anterior, para sua confecção, há a necessidade de moldagem do paciente para que o técnico de laboratório possa confeccionar os laminados.

Embora mais caro, o revestimento de porcelana oferece um aspecto mais natural aos dentes restaurados, e apresenta maior durabilidade em relação às resinas compostas.

alt="Facetas-laminadas-dr.edson"

Meus dentes recém clareados podem manchar?

Qualquer dente pode manchar, inclusive aqueles que sofreram os processos mencionados acima. A fim de prevenir o aparecimento de manchas, evite cigarro, café, chá, vinho tinto e alimentos altamente coloridos, e principalmente, faça retornos periódicos ao dentista para manutenção do seu tratamento, além de escovar seus dentes pelo menos três vezes ao dia.