TRAUMATISMO DENTÁRIO – AVULSÃO DENTÁRIA
Uma orientação para todos. Se você ver alguém que quebrou o dente e o mesmo saiu ou acontecer com você mesmo, aqui vão algumas dicas do Blog do Instituto Odontológico!!
TRAUMATISMO DENTÁRIO –AVULSÃO DENTÁRIA
São causas freqüentes que podem ocorrer no dia a dia em nossos filhos, netos ou em nós mesmos.
O caso mais grave é a “avulsão dentaria ” ou a perda dentária devido a traumas de origens distintas, como parques, piscinas, quedas de bicicleta, acidentes automobilísticos etc.
É necessário que o acompanhante ou o próprio paciente mantenha a calma, procure o dente avulsionado, siga as condutas abaixo descritas e procure urgentemente um cirurgião –dentista. A literatura e a experiência clínica demonstram que o reimplante dentário quando feito dentro de 1 hora após o trauma pode ter prognóstico mais favorável.
CUIDADOS E INSTRUÇÕES APÓS O TRAUMA:
1- Coloque uma gaze ou chumaço de algodão na boca no local do dente (alvéolo dental).
2- Pegue o dente avulsionado com cuidado e coloque em salmoura com pouco sal, soro fisiológico, leite ou dentro da boca na própria saliva. Alguns trabalhos demonstram que o leite é melhor do que soro ou salmoura.
3- Não é necessário lavar ou escovar o dente avulsionado, o cirurgião-dentista está preparado para os cuidados necessários antes do reimplante.
4- Procure imediatamente o cirurgião-dentista, pois como dissemos a primeira hora é importante para o sucesso do tratamento.
5- Após o reimplante, siga rigorosamente as orientações a serem dadas pelo profissional.
6- Dentes temporários ou dentes de leite não podem ser reimplantados, apenas os dentes permanentes.