Saúde bucal como ferramenta de marketing pessoal
Saúde bucal X Marketing pessoal
O que a saúde bucal tem a ver com marketing pessoal?
Uma pessoa precisa, em média, de quatro minutos diários para se dedicar à escovação dos dentes, somando os períodos da manhã, tarde e noite – segundo estudo apresentado pela Associação Brasileira de Odontologia (ABO).
Isso corresponde a 28 minutos por semana, 120 minutos por mês, 1.440 minutos por ano ou somente 24 horas a cada ano para escovar os dentes: e mesmo com o resultado surpreendente, as pessoas ainda não reservam o tempo ideal para cuidados com a saúde oral.
Os dados atuais da Pesquisa Nacional de Saúde (PNS) são ainda mais alarmantes: mais da metade dos brasileiros (55,3%) não vai a consultórios odontológicos anualmente.
A maioria da população brasileira, apesar de odontologistas recomendarem um comportamento diferente, vai ao dentista somente quando apresenta algum problema bucal, mas grande parte dessas complicações podem ser evitadas apenas com cuidados básicos diariamente – como a alimentação e higiene oral – além de uma visita periódica ao dentista.
A odontologia não só garante saúde e bem-estar como esteticamente melhora a imagem pessoal e autoestima através de um sorriso saudável e uma boa aparência. Uma pesquisa feita pela USA TODAY, por exemplo, mostra que o sorriso (47% das respostas) é o traço mais reparado por uma pessoa assim que conhece outra.
Um sorriso bonito está diretamente relacionado ao marketing pessoal, que é essencial tanto em situações do cotidiano quanto em ambiente profissional. No trabalho, marketing pessoal se mostra não somente através do comportamento e do linguajar, mas também na aparência, importante na hora de conquistar uma vaga ou garantir uma carreira promissora dentro da empresa.
A saúde bucal é um cartão de visitas que pode favorecer oportunidades, propostas, e até ser essencial para fechar negócios. Manter a higiene oral e a frequência de consultas ao dentistas são necessidades para a saúde, mas também podem influenciar em diversos aspectos e se tornarem peças-chave para o marketing pessoal, confiança e o sucesso no mundo corporativo.
Raquel Giglio, Diretora Técnica e de Relacionamento com Clientes Saúde & Odonto da SulAmérica