Verdades e Mitos Sobre os Clareamentos Dentários
Clareamento Dental, Estética
Hoje o clareamento dental é uma das mais procuradas modalidades para tratamento estético dos dentes. Procuraremos desta forma esclarecer os pacientes em algumas questões frequentes. Ao longo do tempo, iremos postando mais informação para vocês!
Qualquer pessoa pode fazer clareamento dental?
A princípio sim. O primeiro passo é um exame completo da boca. Antes do procedimento, é preciso avaliar cada um dos dentes e analisar a saúde bucal do paciente. Se houver cáries ou gengivite, por exemplo, é importante tratar primeiramente estes problemas.
É preciso ressaltar que restaurações, próteses e coroas não sofrem efeito do material clareador, então poderá haver a necessidade de trocá-las após o término do tratamento.
Bicarbonato de Sódio ajuda a clarear os dentes?Na verdade o bicarbonato de sódio é um tipo de abrasivo. Ele pode até remover manchas superficiais e proporcionar discreto clareamento, porém, às custas de desgaste superficial dos dentes, danificando os mesmos, sendo contra-indicados para esta finalidade.
– O clareamento dental feito em consultório é mais eficaz do que aquele realizado em casa, com o uso de moldeiras?Estas são sim duas modalidades eficazes de clareamento realizadas pelos profissionais da odontologia. No tratamento em consultório, o gel utilizado possui uma maior concentração, e a exposição do dente ao agente é realizada em períodos mais curtos. Por outro lado, no procedimento feito em casa, os dentes passam muito mais tempo em contato com o produto, que tem uma concentração menor que o primeiro. Hoje, a tendência de tratamento é a associação das duas técnicas, com sessões em consultório e uso da moldeira caseira, onde normalmente se obtém os melhores resultados.
Fonte: Dr. Edson