PRÓTESES LIVRES DE METAL OU PRÓTESE METAL-FREE

Por muito tempo utilizou-se na Odontologia próteses ou restaurações em metal, ou com metal na sua infra-estrutura. Hoje, a exigência estética fez com que materiais mais estéticos fossem desenvolvidos para suprir com qualidade esta demanda do mercado.

Desta forma, foram desenvolvidos materiais cerâmicos, para diferentes utilizações, que podem substituir o metal, com qualidade estética muito melhor que os antecessores, resistência muito semelhante, e biocompatibilidade superior.

As próteses metal-free se diferenciam das convencionais pelo fato de não possuírem estrutura de reforço metálica. Algumas dessas próteses possuem estrutura de reforço com material de coloração semelhante ao dente, como alumina, zircônia ou dissilicato de lítio.

Uma grande vantagem da substituição do metal está no fato de a maioria das próteses com infraestrutura metálica ser confeccionada com ligas não nobres, que sofrem corrosão e oxidação, podendo comprometer a estética; o que não ocorre próteses sem metal. As cerâmicas possuem grande estabilidade e cor, brilho e polimento, além de ser um material muito biocompatível.

Talvez um dos maiores trunfos das próteses sem metal, sejam suas propriedades ópticas, que se assemelham muito às do dente natural, e com isso consegue-se maior mimetismo dos dentes restaurados com os dentes naturais.

Como exemplo, na foto anexada, encontram-se quatro próteses metal-free realizadas em nossa clínica, sendo duas facetas laminadas em e.max, uma coroa total em e.max, e uma coroa e.Max sobre implante, sendo que para esta foi utilizado um pilar de zircônia, com interface em titânio.